Sobre a Revista

A Revista Imersão é um periódico on-line da Faculdade de Ciências Educacionais Capim Grosso (FCG-BA). Trata-se de uma publicação semestral teórico-científica cuja finalidade é a de promover, selecionar e socializar as produções científicas e reflexões críticas sobre experiências realizadas em Gestão, Saúde e Educação, no diálogo com as Ciências Humanas, privilegiando abordagens interdisciplinares.

Notícias

Edição Atual

v. 1 n. 7 (4): Revista Imersão VII
capa
APRESENTAÇÃO

 

A disseminação do conhecimento científico desempenha um papel crucial na construção de uma sociedade informada e progressiva. Nesse contexto, a interação entre a academia e a comunidade externa é essencial para promover o entendimento e a aplicação prática das descobertas científicas. Na busca por enraizar o compromisso com a produção e compartilhamento de conhecimento, a Faculdade de Ciências Educacionais Capim Grosso (FCG-BA) se destaca ao apresentar a Revista Imersão, um periódico on-line que se tornou uma fonte confiável para a divulgação de pesquisas significativas.

 

A região do sertão baiano, rica em cultura e desafios singulares, demanda uma abordagem específica no cenário científico. A Revista Imersão reconhece a importância de focar nesse contexto, proporcionando um veículo dedicado à pesquisa e à disseminação de informações relevantes para a comunidade local. A busca por uma estreita conexão entre a faculdade e a comunidade reflete o compromisso em aplicar o conhecimento científico de forma prática e tangível. Esta abordagem não apenas enriquece o meio acadêmico, mas também contribui para soluções diretas aos desafios locais. Ao criar uma ponte entre a pesquisa e a realidade da comunidade, promovemos uma interação dinâmica que amplifica o impacto positivo do conhecimento científico.

 

A Revista Imersão, enquanto periódico on-line da FCG-BA, apresenta sua mais recente edição, o Volume I do quarto ano. Este volume representa um marco na jornada contínua de promover, discutir e divulgar produções científicas de maneira multidisciplinar. Enfatizando áreas como jurídica, educação, psicologia, pedagogia, entre outras inter-relacionadas, a presente edição destaca a diversidade e a riqueza do conhecimento produzido em nosso meio acadêmico.

 

Além da conexão local, é imperativo destacar a importância de tornar o conhecimento científico acessível a um público mais amplo. A democratização da informação científica não apenas fortalece a educação, mas também capacita indivíduos e comunidades a tomar decisões informadas. Ao eliminar barreiras de acesso, a sociedade se beneficia de uma compreensão aprimorada e da capacidade de aplicar esse conhecimento em diversos contextos. A acessibilidade do conhecimento científico é, portanto, uma ferramenta poderosa para impulsionar o progresso social e cultural.

 

Ao longo deste volume, os leitores terão a oportunidade de explorar pesquisas de qualidade, reflexões críticas e contribuições inovadoras que refletem o compromisso ciência com o mundo. A Revista Imersão continua a ser um fórum aberto para o diálogo intelectual, incentivando a colaboração entre pesquisadores, educadores e profissionais de diversas áreas.

 

Isto posto, aqui iremos explorar A formação do Direito Canônico na Idade Média, destacando esse período como fundamental para o desenvolvimento cultural, filosófico e jurídico-político. O estudo revela a importância de compreender o espírito do Código de Direito Canônico, interpretando-o à luz da justiça divina e da tradição jurídico-legislativa da Igreja, fundamentada nos livros do Antigo e do Novo Testamento.

 

Outro artigo crítico aborda O valor probatório do inquérito policial no Tribunal do Júri, analisando o art. 155 do Código de Processo Penal à luz dos princípios constitucionais. Essa análise contribui para uma visão mais crítica do papel do inquérito policial no processo judicial, explorando suas limitações e seu impacto nas sentenças do Tribunal do Júri.

 

No contexto educacional, um terceiro artigo avalia O ensino de Educação Física nos anos iniciais em Capim Grosso - BA. Diante dos desafios de sua gradual exclusão, a pesquisa destaca a importância da disciplina desde a pré-escola, analisando os obstáculos e possibilidades de sua implementação. Esta edição da Revista Imersão apresenta uma variedade de perspectivas, refletindo o compromisso com a disseminação do conhecimento científico em diversas áreas.

 

No artigo sequente, exploramos a interação entre o desenvolvimento etário e a possibilidade do conhecimento, conectando as teorias de Jean Piaget e Johannes Hessen. O estudo propõe uma reflexão sobre o caminho do conhecimento em conjunto com o desenvolvimento etário humano, delineando quatro períodos evolutivos característicos de diferentes faixas etárias. Ao incorporar o Construtivismo e a visão sócio-histórica, a pesquisa destaca a relevância do contato direto com a realidade para o desenvolvimento cognitivo.

 

Quanto ao quinto artigo em foco aborda o impacto das novas tecnologias na prática pedagógica. Destacando as mudanças pós-pandemia e a necessidade de revisão nos processos educacionais, o trabalho enfatiza as Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação (TDICs) como recursos essenciais. Com ênfase na gamificação, a pesquisa destaca estratégias de engajamento que moldam novas formas de comunicação, mídias e linguagens na educação formal.

 

No último destaque, examinamos as dificuldades de aprendizagem relacionadas à psicomotricidade e a atuação crucial do neuropsicopedagogo na intervenção precoce. A revisão de literatura aborda a importância do diagnóstico e intervenção prematura, oferecendo insights valiosos para profissionais da educação e saúde. Esses artigos refletem o compromisso contínuo da Revista Imersão em disseminar conhecimento científico e promover diversas perspectivas nas áreas abordadas.

 

No cenário sociopolítico atual, a interseção entre o direito canônico, ensino da Educação Física, valor probatório de um inquérito policial, o desenvolvimento etário, as transformações tecnológicas e os desafios educacionais revelam-se cruciais. Compreender como o conhecimento se entrelaça com diferentes fases da vida e como as tecnologias moldam nossas práticas pedagógicas não apenas enriquece o debate acadêmico, mas também lança luz sobre questões fundamentais para a sociedade. A reflexão crítica sobre esses temas não se limita ao âmbito acadêmico; ela tem o potencial de informar políticas públicas, influenciar práticas educacionais e, em última instância, impactar a formação de cidadãos capazes de lidar com os desafios do século XXI.

 

Diante desse panorama, incentivar a produção e leitura científica é mais do que uma mera exortação acadêmica; é um convite para todos se engajarem na construção ativa do conhecimento. A pesquisa e a leitura crítica não apenas enriquecem o indivíduo, mas também fortalecem a base de uma sociedade informada e participativa. Nessa perspectiva, convido cada leitor a explorar a edição atual da Revista Imersão. Analise, critique, e, acima de tudo, amplie seus horizontes através dessa jornada intelectual. O conhecimento é uma viagem que se expande à medida que nos dedicamos a compreender, questionar e refletir. Afinal, como disse Albert Einstein, "o importante é não parar de questionar. A curiosidade tem sua própria razão de existir."

 

Agora leia, divirta-se, análise e critique.

Prof. Dr. Francisco Alves de Queiroz - Editor.

Publicado: 2024-02-23

Edição completa

Ver Todas as Edições