REVISTA CIENTÍFICA DO SERTÃO BAIANO https://fcgba.com.br:443/revista/index.php/1 <p>A Revista Imersão é um periódico on-line da Faculdade de Ciências Educacionais Capim Grosso (FCG-BA). Trata-se de uma publicação semestral teórico-científica cuja finalidade é a de promover, selecionar e socializar as produções científicas e reflexões críticas sobre experiências realizadas em Gestão, Saúde e Educação, no diálogo com as Ciências Humanas, privilegiando abordagens interdisciplinares.</p> pt-BR revista@fcgba.com.br (Dr. Francisco Alves de Queiroz) revista@fcgba.com.br (Albert França) sex, 06 jun 2025 20:02:44 -0300 OJS 3.2.0.3 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA E O CONCEITO DE CIDADANIA GLOBAL: UM CAMINHO PARA APRENDER A VIVER COM OUTRO https://fcgba.com.br:443/revista/index.php/1/article/view/105 <p><span style="font-weight: 400;">Este artigo discute a importância de integrar a noção de cidadania global ao ensino de Língua Inglesa, especialmente no contexto educacional brasileiro. Diante de um mundo marcado pela interconectividade e diversidade cultural, destaca-se a necessidade de uma educação que valorize o respeito às diferenças e combata visões homogeneizadoras. O ensino tradicional do inglês, centrado nos modelos britânico e norte-americano, é criticado por reforçar hierarquias linguísticas e negligenciar a pluralidade dos falantes não nativos. Em contraponto, propõe-se uma abordagem intercultural, que compreende a língua como prática social situada, simbólica e cultural. A cidadania global é apresentada como uma postura ética e política, que reconhece o direito à diversidade humana e promove a convivência respeitosa entre diferentes culturas. Autores como Rajagopalan, Kumaravadivelu, Anjos, Kramsch e Weissmann sustentam as reflexões teóricas do texto. Ressalta-se, ainda, o papel do professor como mediador nesse processo formativo, ao proporcionar aos alunos o reconhecimento de si e do outro na língua aprendida. A proposta está alinhada aos quatro pilares da educação (saber ser, saber conhecer, saber conviver e saber fazer), contribuindo para uma prática pedagógica crítica, empática e socialmente engajada. Assim, o ensino de inglês deixa de ser mera aquisição linguística e passa a ser instrumento de formação cidadã em um mundo globalizado.</span></p> Paloma Reis Soares Copyright (c) 2025 REVISTA CIENTÍFICA DO SERTÃO BAIANO https://fcgba.com.br:443/revista/index.php/1/article/view/105 sex, 06 jun 2025 00:00:00 -0300 DESAFIOS NA PRÁTICA DOCENTE DE PROFESSORES TÉCNICOS DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA A DOCÊNCIA https://fcgba.com.br:443/revista/index.php/1/article/view/96 <p>Este artigo analisa as dificuldades de professores com formação inicial bacharel e tecnólogo sem formação continuada na educação profissional e tecnológica, expressa pelas várias modalidades de ensino e diversos eixos de formação, bem como analisar a qualidade educacional esperada para que professores, especialmente da rede pública e recém ingresso na docência possam exercer sua prática docente com bons resultados. O objetivo geral do estudo foi identificar os desafios de professores na prática docente e analisar como a formação continuada se faz importante para a didatização do conhecimento pedagógico para desenvolver os conteúdos das disciplinas técnicas. A metodologia usada foi uma pesquisa por meio de um estudo de caso, com professores de cursos técnicos do Centro Estadual de Educação Profissional do Semiárido, território do sisal. Foram entrevistados quatro professores com formação inicial em licenciatura plena, tecnólogo e bacharel. Os resultados mostraram que a docência na Educação Profissional e Tecnológica tem suas particularidades, por ser um ensino mais complexo entre disciplinas teóricas e práticas, constatando-se que, na ausência da formação continuada, professores usaram como referências algumas das suas experiências profissionais, diálogo com professores mais experientes para desenvolver a prática docente. Os dados mostraram que novas demandas nos cursos técnicos vêm gerando angústias em relação ao ensino, a desvalorização de professores principalmente aqueles temporários, havendo a necessidade maior de formar docentes seguros para ensinar as disciplinas técnicas formadoras dos futuros profissionais. Ainda apontam que esse processo formativo pedagógico de forma articulada para todos os professores, minimiza os desafios no ensino docente.</p> Helanio Carneiro da Silva Copyright (c) 2025 REVISTA CIENTÍFICA DO SERTÃO BAIANO https://fcgba.com.br:443/revista/index.php/1/article/view/96 sex, 06 jun 2025 00:00:00 -0300 ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: REVISÃO DE LITERATURA https://fcgba.com.br:443/revista/index.php/1/article/view/99 <p><strong>Objetivo:</strong> Este artigo tem como objetivo revisar a literatura científica sobre a assistência de enfermagem a crianças com autismo na atenção primária, destacando as melhores práticas e os desafios encontrados. <strong>Métodos: </strong>Foi realizada uma revisão sistemática da literatura utilizando bases de dados eletrônicas selecionada para busca BVS, contemplando bases SciELO e LILACS. Foram incluídos artigos publicados nos últimos 10 anos que abordaram estratégias de cuidado na atenção primária, intervenções de enfermagem e experiências de profissionais na assistência a crianças com autismo. <strong>Resultados:</strong> Os resultados da revisão destacam a importância da capacitação dos profissionais de enfermagem na abordagem e cuidado às crianças com autismo, a necessidade de adaptação dos serviços de saúde para atender às demandas específicas desses pacientes e a importância da integração multiprofissional sobretudo na atenção primária. <strong>Considerações finais</strong>: A assistência de enfermagem a crianças com autismo na atenção primaria requer uma abordagem holística, centrada na criança e em sua família, com foco na promoção da saúde, prevenção de complicações e melhoria da qualidade de vida. A capacitação contínua dos profissionais e a integração dos serviços de saúde são fundamentais para garantir o cuidado eficaz e humanizado a essa população.</p> Dayana Caribé Vilas Bôas Alves Copyright (c) 2025 REVISTA CIENTÍFICA DO SERTÃO BAIANO https://fcgba.com.br:443/revista/index.php/1/article/view/99 sex, 06 jun 2025 00:00:00 -0300 BIBLIOTECA ESCOLAR: REPENSANDO A LEITURA NO CONTEXTO ESCOLAR https://fcgba.com.br:443/revista/index.php/1/article/view/103 <p>O presente artigo aborda a biblioteca no contexto escolar, com toda sua apresentação e seus desafios, oportunizando uma compreensão, mais concreta da sua realidade no decorrer dos anos e principalmente atualmente. Leva-nos a compreender como a biblioteca tem desempenhado seu papel em relação ao incentivo à leitura e as práticas oferecidas pela mesma nesse objetivo. A metodologia utilizada para a realização desta pesquisa foi uma análise da literatura sobre a biblioteca escolar no Brasil e temas relacionados com a mesma, a pesquisa do levantamento bibliográfico foi realizada em sites de editoras, em catálogos de biblioteca e base de dados bibliográficos. O estudo permitiu compreender a razão pela qual a bibliotecas escolar é tão importante no processo ensino-aprendizagem, uma vez que a leitura nos traz hoje um grande acesso para alcançar novos horizontes através do desenvolvimento de aptidões para construção do leitor enquanto ser crítico socialmente formado. Como aporte teórico serão utilizados os trabalhos de Kleiman (2004), Barbosa (1994), Ribeiro (1994), More (1995) Bordini (1993).</p> Iris Vanessa de Sousa Silva Copyright (c) 2025 REVISTA CIENTÍFICA DO SERTÃO BAIANO https://fcgba.com.br:443/revista/index.php/1/article/view/103 sex, 06 jun 2025 00:00:00 -0300 EDUCAÇÃO SEXUAL: UMA (RE)SISTÊNCIA CONSTANTE NA INTRODUÇÃO DO CURRÍCULO ESCOLAR NO ÂMBITO DO ENSINO FUNDAMENTAL https://fcgba.com.br:443/revista/index.php/1/article/view/106 <p><span style="font-weight: 400;">A educação sexual, junção de palavras que pode soar de maneira simples com um entendimento erradicado. Infelizmente, por falta de incentivo e um trabalho engajado está se encontra arquivada na história da educação brasileira desde o período em que se movimentou com bravura através dos defensores da época. Aparentemente pode não haver um significado ao questionar alguém a respeito do que essa pode ser ensinada dentro das salas de aula do país, porque o conhecimento é reduzido, apenas os corajosos que estão à frente do tempo poderiam responder sem constrangimentos. Os tabus e preconceitos que a envolvem são formulações criadas a partir dos movimentos culturais hereditários firmados no medo da erotização dentro do ambiente escolar e a perca da inocência da criança quando em contato com o saber. Os profissionais da educação por falta de preparação e pela má interpretação sentem-se incapazes de atender a demanda que educação sexual tende a ofertar no campo de ensino, todavia, essa se faz presente no cotidiano escolar a todo tempo, só precisa de espaço para se habilitar.</span></p> Iris Vanessa de Sousa Silva Copyright (c) 2025 REVISTA CIENTÍFICA DO SERTÃO BAIANO https://fcgba.com.br:443/revista/index.php/1/article/view/106 sex, 06 jun 2025 00:00:00 -0300 Educação digital OnLife: uma perspectiva da aprendizagem significativa na contemporaneidade. https://fcgba.com.br:443/revista/index.php/1/article/view/94 <p>O presente artigo visa elencar, possíveis, ferramentas digitais que podem ser utilizadas nos diferentes ecossistemas de aprendizagem para ajudar o professor na visualização de suas bases de ensino, pois atuar com as novas tecnologias exige a adoção de novos métodos e, principalmente, que os educadores se tornem aptos a participar de um processo ensino aprendizagem capaz de mudar pessoas perante a sociedade globalizada. Com isso, as plataformas digitais são meios de favorecer uma abordagem nova para o trabalho docente e, também, um meio de interação entre todos os envolvidos na educação, dessa forma, será possível pensar em uma aprendizagem significativa em que a experimentação faça parte de todo o processo e não, apenas, a memorização de técnicas para aplicação em contextos isolados.&nbsp; Nesse sentido, a educação <em>OnLife </em>é a maneira como o ensino e a aprendizagem devem acontecer, por meio da investigação, interação, partilha de saberes e novas descobertas. Tudo dentro de um ecossistema educativo que contemple a participação contínua e interativa dos atores, dentro da rede digital, os quais compartilharão conhecimentos na tentativa de buscar resultados enriquecedores para as esferas educacional, profissional e pessoal.</p> Helanio Carneiro da Silva, Claudinei Vitor Gomes, Fabiana Vieira Marques, Jésus Vanderli do Prado, Saulo Pereira do Prado Copyright (c) 2025 REVISTA CIENTÍFICA DO SERTÃO BAIANO https://fcgba.com.br:443/revista/index.php/1/article/view/94 sex, 06 jun 2025 00:00:00 -0300 EXPLORANDO A MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES SOBRE PROPOSTAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS https://fcgba.com.br:443/revista/index.php/1/article/view/97 <p>A música desempenha um papel fundamental no desenvolvimento das crianças, servindo como mediadora no processo de aprendizagem na Educação Infantil. Este artigo, embasado em um estudo bibliográfico que considera a Base Nacional Comum Curricular e as ideias de pensadores contemporâneos brasileiros, aborda essa importância em três partes distintas. Inicialmente, explora a relação entre música e criança; em seguida, analisa a situação do currículo educacional no Brasil; por fim, debate a avaliação no contexto da educação infantil. Ao ser introduzida desde cedo, a música não apenas enriquece o conhecimento das crianças de maneira holística, mas também promove uma socialização mais eficaz, contribuindo para um desenvolvimento educacional mais prazeroso e completo.</p> FABIANE DE OLIVEIRA Copyright (c) 2025 REVISTA CIENTÍFICA DO SERTÃO BAIANO https://fcgba.com.br:443/revista/index.php/1/article/view/97 sex, 06 jun 2025 00:00:00 -0300 SAÚDE E SOCIEDADE: COMPREENDENDO AS INFLUÊNCIAS DAS MAZELAS SOCIAIS NA SAÚDE COLETIVA https://fcgba.com.br:443/revista/index.php/1/article/view/101 <p><span style="font-weight: 400;">Este artigo tem por objetivo demonstrar mediante uma perspectiva integrada a correlação entre&nbsp; as mazelas sociais e seus impactos na saúde coletiva, através de uma perspectiva integrada&nbsp; de Gestão Pública no contexto da Medicina Social, uma vez que ambos estão intrinsecamente ligados, abrangendo a questão social que envolve os efeitos e consequências na saúde pública e na perpetuação de doenças. Dessa maneira, o que se propõe é uma análise da questão social como um fator que afeta a vida das indivíduos individual e coletivamente, tendo como foco a saúde coletiva em meio aos desafios da administração pública. A metodologia foi uma pesquisa bibliográfica, de caráter qualitativo, com a análise de dados baseados nas obras e teorias dos autores selecionados, com base no referencial teórico do tema estudado,&nbsp; objetivando a identificação do problema de pesquisa e o levantamento dos dados para direcionamento da análise.</span></p> Tiago Manoel de Souza, Gustavo Ricardo dos Santos, Gustavo Ricardo dos Santos Copyright (c) 2025 REVISTA CIENTÍFICA DO SERTÃO BAIANO https://fcgba.com.br:443/revista/index.php/1/article/view/101 sex, 06 jun 2025 00:00:00 -0300 DESAFIOS INVISÍVEIS: AS BARREIRAS PARA O EQUILÍBRIO ENTRE FAMÍLIA E NEGÓCIOS NO EMPREENDEDORISMO FEMININO https://fcgba.com.br:443/revista/index.php/1/article/view/104 <p>O empreendedorismo feminino tem avançado no Brasil, mas ainda enfrenta desafios significativos em comparação ao masculino, especialmente no equilíbrio entre vida familiar e profissional. Este estudo realizou uma revisão integrativa de literatura para identificar as principais barreiras enfrentadas por mulheres empreendedoras, categorizadas em barreiras culturais e sociais, familiares, financeiras e econômicas, e emocionais e de saúde. A análise, fundamentada na teoria de Bardin (2011), destacou fatores como preconceito de gênero, acesso limitado ao crédito, falta de redes de apoio e papéis sociais atribuídos às mulheres. Esses desafios evidenciam a necessidade de estratégias que promovam suporte emocional, mudanças culturais e políticas públicas inclusivas. Embora os estudos existentes ofereçam uma compreensão inicial das dificuldades enfrentadas, é essencial expandir a discussão para abordar de forma mais profunda as especificidades do empreendedorismo feminino, visando transformar barreiras em oportunidades.</p> Ana Cristina Viana Campos Copyright (c) 2025 REVISTA CIENTÍFICA DO SERTÃO BAIANO https://fcgba.com.br:443/revista/index.php/1/article/view/104 sex, 06 jun 2025 00:00:00 -0300 ENTRE MARGENS E PROTAGONISMOS: UM ESTUDO COMPARATIVO DAS REPRESENTAÇÕES FEMININAS E DOS TRABALHADORES RURAIS EM OS SERTÕES E TORTO ARADO https://fcgba.com.br:443/revista/index.php/1/article/view/2675-5882 <p><span style="font-weight: 400;">Este artigo realiza uma análise comparativa das representações das mulheres sertanejas e dos trabalhadores rurais nas obras </span><em><span style="font-weight: 400;">Os Sertões</span></em><span style="font-weight: 400;"> (1902), de Euclides da Cunha, e </span><em><span style="font-weight: 400;">Torto Arado</span></em><span style="font-weight: 400;"> (2019), de Itamar Vieira Júnior. A pesquisa, fundamentada na Literatura Comparada, adota uma abordagem bibliográfica e interpretativa para examinar as construções estéticas e culturais dessas representações. Em </span><em><span style="font-weight: 400;">Os Sertões</span></em><span style="font-weight: 400;">, tanto as mulheres quanto os trabalhadores rurais são retratados de forma marginal e estereotipada, refletindo o contexto histórico da época. Em contraste, </span><em><span style="font-weight: 400;">Torto Arado</span></em><span style="font-weight: 400;"> apresenta esses sujeitos como protagonistas ativos, ressaltando sua resistência e participação na transformação social. A comparação entre as obras evidencia a evolução das representações literárias, ressaltando a crítica de narrativas canônicas e a valorização das vozes tradicionalmente silenciadas nos sertões brasileiros. Este estudo contribui para a compreensão das mudanças discursivas e do protagonismo social nas representações literárias contemporâneas do sertão.</span></p> Laiane Reis Soares Copyright (c) 2025 REVISTA CIENTÍFICA DO SERTÃO BAIANO https://fcgba.com.br:443/revista/index.php/1/article/view/2675-5882 sex, 06 jun 2025 00:00:00 -0300 COMPETÊNCIAS DIGITAIS NO CONTEXTO EDUCACIONAL https://fcgba.com.br:443/revista/index.php/1/article/view/95 <p>O presente trabalho tem por objetivo apresentar o tema "Competências digitais no contexto educacional". Abordando de maneira objetiva a influência e as contribuições que as competências digitais marcam o processo educacional e a formação de professores. Serão destacados ainda, como podem ser analisados os conhecimentos e as habilidades de qualquer pessoa que faça o uso, as exigências do mercado de trabalho e o seu uso na educação, além dos aprimoramentos de docentes para o melhor aproveitamento de tais recursos em sala de aula, no ensino EAD ou no ensino híbrido para uma melhor interação dos discentes. Como a pandemia covid 19 acelerou esse processo, possibilitando a utilização de tais tecnologias em diversos setores e serviços da sociedade em geral: no dia a dia, no ensino pedagógico ou no lar. Este artigo está estruturado em 04 (four) capítulos e os métodos de pesquisa utilizados foram: as referências bibliográficas, estudos pesquisas em sites especializados no tema e livros digitais.</p> Helanio Carneiro da Silva, Claudinei Vitor Gomes, Fabiana Vieira Marques, Jésus Vanderli do Prado, Saulo Pereira do Prado Copyright (c) 2025 REVISTA CIENTÍFICA DO SERTÃO BAIANO https://fcgba.com.br:443/revista/index.php/1/article/view/95 sex, 06 jun 2025 00:00:00 -0300 REPENSANDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: DESAFIOS, REFLEXÕES E PERSPECTIVAS https://fcgba.com.br:443/revista/index.php/1/article/view/98 <p>Este estudo examina os desafios enfrentados no ensino da Educação Ambiental, destacando a falta de capacitação dos professores, escassez de recursos didáticos e resistência às questões ambientais. A compreensão dos conceitos e do contexto histórico proporciona uma visão abrangente, gerando soluções para aprimorar o ensino. A atualização da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) demanda a incorporação de práticas pedagógicas que impactam a vida local. Portanto, é crucial aprimorar o currículo dos alunos para que possam disseminar o conhecimento e contribuir positivamente para o desenvolvimento sustentável.</p> Copyright (c) 2025 REVISTA CIENTÍFICA DO SERTÃO BAIANO https://fcgba.com.br:443/revista/index.php/1/article/view/98 sex, 06 jun 2025 00:00:00 -0300 A INSERÇÃO DE UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL https://fcgba.com.br:443/revista/index.php/1/article/view/102 <p>A presente pesquisa tem como escopo refletir acerca das contribuições do ensino de uma Língua Estrangeira nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Neste trabalho, deu-se ênfase ao ensino da Língua Inglesa, visto que, a mesma é classificada como o idioma mais falado do planeta. O objetivo geral desta pesquisa tem como direcionamento a reflexão acerca das contribuições do ensino da Língua Inglesa para crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental, enquanto os objetivos específicos estão elencados com as seguintes propostas: compreender a trajetória histórica do ensino da Língua Inglesa no Brasil; analisar suas influências na nossa cultura; descrever estratégias metodológicas para o ensino da referida língua nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A partir destes objetivos, buscamos respostas para o problema central: Qual a importância da inserção de um idioma estrangeiro para o ensino nos anos iniciais do Ensino Fundamental? Para tal, será realizada uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo. Como aporte teórico, utilizaremos trabalhos de Harmer (2002), Phillips (2003), Chaves (2004), além de trechos da Base Nacional Comum Curricular e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira.&nbsp;</p> Iris Vanessa de Sousa Silva Copyright (c) 2025 REVISTA CIENTÍFICA DO SERTÃO BAIANO https://fcgba.com.br:443/revista/index.php/1/article/view/102 sex, 06 jun 2025 00:00:00 -0300