A INSERÇÃO DE UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Iris Vanessa de Sousa Silva SEC

Palavras-chave:

Palavras-chave: Língua Inglesa. Ensino Fundamental. Idioma Estrangeiro.

Resumo

A presente pesquisa tem como escopo refletir acerca das contribuições do ensino de uma Língua Estrangeira nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Neste trabalho, deu-se ênfase ao ensino da Língua Inglesa, visto que, a mesma é classificada como o idioma mais falado do planeta. O objetivo geral desta pesquisa tem como direcionamento a reflexão acerca das contribuições do ensino da Língua Inglesa para crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental, enquanto os objetivos específicos estão elencados com as seguintes propostas: compreender a trajetória histórica do ensino da Língua Inglesa no Brasil; analisar suas influências na nossa cultura; descrever estratégias metodológicas para o ensino da referida língua nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A partir destes objetivos, buscamos respostas para o problema central: Qual a importância da inserção de um idioma estrangeiro para o ensino nos anos iniciais do Ensino Fundamental? Para tal, será realizada uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo. Como aporte teórico, utilizaremos trabalhos de Harmer (2002), Phillips (2003), Chaves (2004), além de trechos da Base Nacional Comum Curricular e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira. 

Publicado

2025-06-06