Edições anteriores

  • IMERSÃO - Revista Científica do Sertão Baiano
    v. 1 n. 1 (1)

    Este periódico, com sede na Faculdade de Ciências Educacionais Capim Grosso, contraria a lógica de que o saber científico se resume aos grandes centros urbanos e universitários, e se propõe ao desafio de atrair trabalhos de pesquisadores do Brasil e do Exterior para serem debatidos em nossa Região. A Imersão vai estimular o gosto pela produção e publicação científica, mais que isso, a Revista é um passo importante na implementação da cultura do pesquisar. A criação deste instrumento de difusão do saber científico vai desmistificar o mito da publicação de artigos para muitos alunos, pois esta sua publicação e os eventos que ela realizará, ajudarão a aprimorar a pesquisa científica na região, como também, colaborará com o aprimoramento dos pesquisadores locais.

    Este primeiro número, de uma forma muito especial e interdisciplinar, traz nove trabalhos que versam principalmente sobre a região, o sertão, o interior, locais e populações que costumam ser invisíveis aos governos e aos grandes centros de tomada de decisão. Dessa forma, caracteriza-se como um importante veículo de informação, no intuito de chamar a atenção da sociedade de forma geral para as problemáticas do Sertão Nordestino. Porém, não é mais um grito por atenção, são trabalhos científicos, empíricos e fundamentados que estão sendo ofertados à crítica da comunidade científica.

  • Expediente - Edição III

    MÚLTIPLOS OLHARES SOBRE A REALIDADE
    v. 2 n. 3 (2021)

    Lança- se como uma grande oportunidade de difusão da pesquisa e do conhecimento, a terceira edição da Revista Científica do Sertão Baiano – Imersão, a qual traz como temática “Os múltiplos olhares sobre a realidade”. Porquanto, eis a possibilidade de questionar a realidade e perceber o quão a humanidade é inacabada, em sequência, criar por meio dos conhecimentos que nos chegam mecanismos para nos tornar seres transformadores e determinados e modificar, mesmo em pequenas proporções, as problemáticas do presente que nos assola. Nesta perspectiva, a presente revista compõe direções científicas e multidisciplinares que visam tecer rumos para a consolidação de um futuro que contemple a pluralidade das realidades e que seja transformador.

  • Os caminhos do sertão baiano

    As entranhas do conhecimento: caminhos e práticas a respeito do saber contemporâneo
    v. 4 n. III (2021)

    Lança- se como uma grande oportunidade de difusão da pesquisa e do conhecimento, o quarto volume da Revista Científica do Sertão Baiano – Imersão, a qual traz como temática “As entranhas do conhecimento: caminhos e práticas do saber contemporâneo”. Porquanto, há em cada linha escrita dessa revista a oportunidade de difusão da capacidade e realidades daqueles que antes não eram vistos pela massiva opressão de um sistema que segrega e inferioriza. Os autores aqui presentes dão voz e vez àqueles que não conseguem mais se impor, assim demonstram a sua própria realidade e, consequentemente, procuram através de discussões científicas propor soluções ou ferramentas que minimizem os dados da construção de um saber milenar e unilateral.

  • Capa da 5° edição - Revista Imersão

    As travessias do tempo contemporâneo e pandêmico: uma reflexão multidisciplinar
    v. 5 n. III (2022)

    A Revista Científica do Sertão Baiano explora a capacidade e as realidades daqueles que antes não eram vistos pela massiva opressão de um sistema que segrega e inferioriza. Os autores aqui presentes dão voz e vez àqueles que não conseguem mais se impor, assim demonstram a sua própria realidade e, consequentemente, procuram através de discussões científicas propor soluções ou ferramentas que
    minimizem os dados da construção de um saber milenar e unilateral.

    E por essa via, o quinto volume da Revista Científica do Sertão Baiano – Imersão, a qual traz como temática As travessias do tempo contemporâneo e pandêmico: uma reflexão multidisciplinar, lança-se como uma grande oportunidade de difusão da pesquisa e do conhecimento daqueles e para aqueles que sugestionam a construção de um presente crítico sobre os vastos privilégios e contextos que a nossa
    realidade abarca para que, dessa forma, se possa projetar um amanhã que valorize a ciência e que faça dela veículo para alcançar a equidade social. Nesta perspectiva, a presente revista compõe direções científicas e multidisciplinares que visam tecer rumos para a consolidação de um futuro que contemple a pluralidade das realidades. 

    A Revista Imersão enquanto um periódico on-line da Faculdade de Ciências Educacionais Capim Grosso (FCG-BA), propõe a tornar público a cada semestre os escritos teórico-científicos produzidos por pesquisadores, cuja finalidade é a de selecionar, promover e socializar as produções científicas e reflexões críticas sobre experiências realizadas nas áreas de Economia e Gestão, Saúde, Educação, perpetuando um diálogo estrito com as Ciências Humanas.

  • capa

    Revista Imersão VII
    v. 1 n. 7 (4)

    APRESENTAÇÃO

     

    A disseminação do conhecimento científico desempenha um papel crucial na construção de uma sociedade informada e progressiva. Nesse contexto, a interação entre a academia e a comunidade externa é essencial para promover o entendimento e a aplicação prática das descobertas científicas. Na busca por enraizar o compromisso com a produção e compartilhamento de conhecimento, a Faculdade de Ciências Educacionais Capim Grosso (FCG-BA) se destaca ao apresentar a Revista Imersão, um periódico on-line que se tornou uma fonte confiável para a divulgação de pesquisas significativas.

     

    A região do sertão baiano, rica em cultura e desafios singulares, demanda uma abordagem específica no cenário científico. A Revista Imersão reconhece a importância de focar nesse contexto, proporcionando um veículo dedicado à pesquisa e à disseminação de informações relevantes para a comunidade local. A busca por uma estreita conexão entre a faculdade e a comunidade reflete o compromisso em aplicar o conhecimento científico de forma prática e tangível. Esta abordagem não apenas enriquece o meio acadêmico, mas também contribui para soluções diretas aos desafios locais. Ao criar uma ponte entre a pesquisa e a realidade da comunidade, promovemos uma interação dinâmica que amplifica o impacto positivo do conhecimento científico.

     

    A Revista Imersão, enquanto periódico on-line da FCG-BA, apresenta sua mais recente edição, o Volume I do quarto ano. Este volume representa um marco na jornada contínua de promover, discutir e divulgar produções científicas de maneira multidisciplinar. Enfatizando áreas como jurídica, educação, psicologia, pedagogia, entre outras inter-relacionadas, a presente edição destaca a diversidade e a riqueza do conhecimento produzido em nosso meio acadêmico.

     

    Além da conexão local, é imperativo destacar a importância de tornar o conhecimento científico acessível a um público mais amplo. A democratização da informação científica não apenas fortalece a educação, mas também capacita indivíduos e comunidades a tomar decisões informadas. Ao eliminar barreiras de acesso, a sociedade se beneficia de uma compreensão aprimorada e da capacidade de aplicar esse conhecimento em diversos contextos. A acessibilidade do conhecimento científico é, portanto, uma ferramenta poderosa para impulsionar o progresso social e cultural.

     

    Ao longo deste volume, os leitores terão a oportunidade de explorar pesquisas de qualidade, reflexões críticas e contribuições inovadoras que refletem o compromisso ciência com o mundo. A Revista Imersão continua a ser um fórum aberto para o diálogo intelectual, incentivando a colaboração entre pesquisadores, educadores e profissionais de diversas áreas.

     

    Isto posto, aqui iremos explorar A formação do Direito Canônico na Idade Média, destacando esse período como fundamental para o desenvolvimento cultural, filosófico e jurídico-político. O estudo revela a importância de compreender o espírito do Código de Direito Canônico, interpretando-o à luz da justiça divina e da tradição jurídico-legislativa da Igreja, fundamentada nos livros do Antigo e do Novo Testamento.

     

    Outro artigo crítico aborda O valor probatório do inquérito policial no Tribunal do Júri, analisando o art. 155 do Código de Processo Penal à luz dos princípios constitucionais. Essa análise contribui para uma visão mais crítica do papel do inquérito policial no processo judicial, explorando suas limitações e seu impacto nas sentenças do Tribunal do Júri.

     

    No contexto educacional, um terceiro artigo avalia O ensino de Educação Física nos anos iniciais em Capim Grosso - BA. Diante dos desafios de sua gradual exclusão, a pesquisa destaca a importância da disciplina desde a pré-escola, analisando os obstáculos e possibilidades de sua implementação. Esta edição da Revista Imersão apresenta uma variedade de perspectivas, refletindo o compromisso com a disseminação do conhecimento científico em diversas áreas.

     

    No artigo sequente, exploramos a interação entre o desenvolvimento etário e a possibilidade do conhecimento, conectando as teorias de Jean Piaget e Johannes Hessen. O estudo propõe uma reflexão sobre o caminho do conhecimento em conjunto com o desenvolvimento etário humano, delineando quatro períodos evolutivos característicos de diferentes faixas etárias. Ao incorporar o Construtivismo e a visão sócio-histórica, a pesquisa destaca a relevância do contato direto com a realidade para o desenvolvimento cognitivo.

     

    Quanto ao quinto artigo em foco aborda o impacto das novas tecnologias na prática pedagógica. Destacando as mudanças pós-pandemia e a necessidade de revisão nos processos educacionais, o trabalho enfatiza as Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação (TDICs) como recursos essenciais. Com ênfase na gamificação, a pesquisa destaca estratégias de engajamento que moldam novas formas de comunicação, mídias e linguagens na educação formal.

     

    No último destaque, examinamos as dificuldades de aprendizagem relacionadas à psicomotricidade e a atuação crucial do neuropsicopedagogo na intervenção precoce. A revisão de literatura aborda a importância do diagnóstico e intervenção prematura, oferecendo insights valiosos para profissionais da educação e saúde. Esses artigos refletem o compromisso contínuo da Revista Imersão em disseminar conhecimento científico e promover diversas perspectivas nas áreas abordadas.

     

    No cenário sociopolítico atual, a interseção entre o direito canônico, ensino da Educação Física, valor probatório de um inquérito policial, o desenvolvimento etário, as transformações tecnológicas e os desafios educacionais revelam-se cruciais. Compreender como o conhecimento se entrelaça com diferentes fases da vida e como as tecnologias moldam nossas práticas pedagógicas não apenas enriquece o debate acadêmico, mas também lança luz sobre questões fundamentais para a sociedade. A reflexão crítica sobre esses temas não se limita ao âmbito acadêmico; ela tem o potencial de informar políticas públicas, influenciar práticas educacionais e, em última instância, impactar a formação de cidadãos capazes de lidar com os desafios do século XXI.

     

    Diante desse panorama, incentivar a produção e leitura científica é mais do que uma mera exortação acadêmica; é um convite para todos se engajarem na construção ativa do conhecimento. A pesquisa e a leitura crítica não apenas enriquecem o indivíduo, mas também fortalecem a base de uma sociedade informada e participativa. Nessa perspectiva, convido cada leitor a explorar a edição atual da Revista Imersão. Analise, critique, e, acima de tudo, amplie seus horizontes através dessa jornada intelectual. O conhecimento é uma viagem que se expande à medida que nos dedicamos a compreender, questionar e refletir. Afinal, como disse Albert Einstein, "o importante é não parar de questionar. A curiosidade tem sua própria razão de existir."

     

    Agora leia, divirta-se, análise e critique.

    Prof. Dr. Francisco Alves de Queiroz - Editor.