A TECNOLOGIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE ENSINO, METODOLOGIAS E AVALIAÇÕES

Autores

  • Edvan dos Santos Pereira UNEB

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de apresentar as novas tecnologias e como elas apontam para novas formas de comunicação, novas mídias e novas linguagens, chamadas de comunicação digital. Evidenciando a educação formal, que apresenta um impasse diante de tantas mudanças na sociedade após a pandemia do COVID 19, onde surgiu o ensino remoto para que as escolas não fossem fechadas. Para isso, o problema que direcionou esta pesquisa foi o uso da tecnologia digital como ferramenta pedagógica através dos seus mecanismos. Os processos de organização das metodologias pedagógicas, currículo, os tempos e os espaços, precisam ser revistos. Haja vista, as tecnologias analógicas foram se tornando obsoletas, dando espaço para as tecnologias digitais. Hoje, no panorama educacional, as Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação (TDICs) estão presentes nas práticas pedagógicas como recursos fundamentais para uma educação emancipadora. Este texto é de natureza qualitativa do tipo de pesquisa bibliográfica embasado no documento normativo da BNCC, revista on-line e artigos. Nesse sentido, esse trabalho propõe delimitar um escopo de estudo através das plataformas com a gamificação dentro da educação, sendo uma estratégia de engajamento que pode ser utilizada em diferentes momentos, seja na aula síncrona ou assíncrona.
Palavras - chave: Tecnologias Digitais, Ensino Remoto, Ferramentas de Aprendizagem; Metodologias e práticas pedagógicas, Avaliação.

capa

Publicado

2024-02-23 — Atualizado em 2024-02-23

Edição

Seção

Artigos