AVALIAÇÃO DO ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS NO MUNICÍPIO DE CAPIM GROSSO

Autores

  • Edvan dos Santos Pereira UNEB

Palavras-chave:

Educação Física. Anos Iniciais. Componente Curricular. Escolas Primárias e Secundárias.

Resumo

Este artigo tem como principal objetivo avaliar a importância do ensino de Educação Física nas séries iniciais como componente curricular no município de Capim Grosso. Um dos objetivos dos pesquisadores era verificar se as aulas de Educação Física já vêm sendo praticadas desde a pré-escola, uma vez que Educação Física é disciplina obrigatória nas escolas primárias e secundárias, devendo a mesma fazer parte do currículo escolar de todas as escolas. Mas, mesmo diante da proposta legal da LDB, a Educação Física ministrada nas séries iniciais, bem como no Ensino Fundamental I, vem sofrendo uma gradativa exclusão dentro da escola, enquanto componente curricular. Este trabalho propõe ainda uma reflexão sobre a importância das aulas de Educação Física nas séries iniciais do mencionado município, analisar quais os desafios e possibilidades da implantação da Educação Física nas séries iniciais [do município de Capim Grosso]; discorrer sobre a importância da inserção do conteúdo curricular Educação Física nos anos iniciais. Na metodologia abordou-se uma pesquisa bibliográfica, de caráter qualitativo, tendo como base todo referencial teórico referente ao tema estudado com identificação do problema de pesquisa, envolvendo a não disponibilização de aulas de Educação Física nos anos iniciais e no Ensino Fundamental I; Levantamento dos dados ou diagnósticos básicos para direcionamento da análise crítica da realidade; Análise dos dados pautados nas teorias eleitas junto aos autores pesquisados.

CAPA

Publicado

2024-02-23

Edição

Seção

Artigos