O O DESENVOLVIMENTO ETÁRIO EM JEAN PIAGET E A POSSIBILIDADE DO CONHECIMENTO EM JOHANNES HESSEN

Autores

  • Lucas Santos Cerqueira FCG

Palavras-chave:

Conhecimento. Desenvolvimento Etário. Teoria do Conhecimento

Resumo

O presente artigo buscou correlacionar a possibilidade do conhecimento, em Johannes Hessen, com o desenvolvimento etário, em Jean Piaget. Desta forma, o que aqui se propõe não é uma resposta para o problema do conhecimento, mas compreender essa interação semiótica: o caminho do conhecimento em junção com o desenvolvimento etário do homem. Na visão Construtivista (Piaget), entende o conhecimento como práxis do sujeito sobre a realidade (sujeito ativo), o referencial sócio-histórico ressalta que a construção do conhecimento acontece por uma interação que é mediada por várias relações. Piaget acreditava na junção, pois embora os aspectos da cognição existam desde o nascimento, eles somente poderão se desenvolver no contato direto com a realidade.  Jean Piaget considera quatro períodos no processo evolutivo da espécie humana que são caracterizados no decorrer das diversas faixas etárias. São eles: primeiro período: Sensório-motor (0 a 2 anos); segundo período: Pré-operatório (2 a 7 anos); terceiro período: Operações concretas (7 a 11 ou 12 anos); quarto período: Operações formais (11 ou 12 anos em diante), cada um desses períodos correspondem a uma corrente determinada ao problema epistemológico da possibilidade de conhecimento.

CAPA

Publicado

2024-02-23

Edição

Seção

Artigos