REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESTUDANTES DO CURSO MEDICINA, DE UMA IES X: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESTUDANTES DO CURSO MEDICINA, DE UMA IES X:

o estudar em contexto de pandemia e distanciamento social.

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar as representações sociais dos estudantes, do 7º semestre, do curso de medicina de uma IES X, a partir de uma nova modalidade de ensino, “O ensino remoto emergencial”. A ideia de fazer com que as aulas acontecessem nos mesmos horários, no quais as disciplinas ocorreriam como aconteciam no modelo presencial, significava manter a rotina em um ambiente virtual acessado por cada aluno de diferentes localidades. Para o ensino remoto emergencial não existiu escolha, foi uma determinação das autoridades sanitárias. Tal determinação passou a vigorar a partir do mês de março, do ano de 2020, após a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarar oficialmente a existência de uma pandemia pelo vírus Covid-19. Segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), essa pandemia provocou o fechamento de escolas e universidades em 190 países, deixando cerca de 1,5 bilhão de estudantes sem aulas em todo o mundo. Assim, de forma imprevista e sem qualquer período de transição, iniciou-se uma nova realidade para aqueles alunos que, acostumados à modalidade presencial, foram obrigados a estudar por uma nova maneira de ensino-aprendizagem. A motivação desta pesquisa advém da expectativa de ouvi-los sobre os seus anseios e sentimentos que os nortearam nesse contexto pandêmico. A pesquisa teve como método a pesquisa qualitativa, do tipo exploratória e descritiva, instituindo como instrumento de coleta de dados o questionário. A amostra foi composta por 17 alunos(as) do curso de medicina, 7º semestre, de uma unidade de ensino superior privada X, da cidade de Salvador – Ba, os quais relataram suas principais expectativas, desafios, sentimentos, dificuldades e estratégias de aprendizagem.

I - REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESTUDANTES DO CURSO MEDICINA DE UMA  IES X: O ESTUDAR EM CONTEXTO DE PANDEMIA E DISTANCIAMENTO SOCIAL

Publicado

2022-12-20