ENSINO REGULAR E ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA PERSPECTIVA DO TRABALHO COLABORATIVO

Autores

  • AITAN ALMEIDA DA SILVA FCG- FACULDADE CAPIM GROSSO
  • Laudeci Almeida Santos UCAM

Palavras-chave:

Ensino colaborativo, Escola, Aprendizagem, inclusão, Alunos

Resumo

O presente artigo discute sobre a importância do ensino colaborativo para o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos da Educação Inclusiva na Escola Municipal Teodoro Luciano da Silva, Caém - BA. Sabe-se da relevância na articulação do professor da sala regular de ensino, com o professor do AEE- Atendimento Educacional Especializado que acontece na sala de recursos. Assim, este estudo tem como objetivo refletir sobre a dimensão do retrocesso quando ocorre a falta desse alinhamento didático, quando há consolidação no trabalho percebe-se a melhoria do aprendizado deste público da educação inclusiva, por meio de estratégias articuladas gerando aprendizagens significativas numa proposta de ensino colaborativo na escola. Atualmente a abordagem inclusão na escola perpassa por divergências relacionadas ao papel que cada professor deve desempenhar no processo educativo da criança, uma vez que, incluir não é apenas fazer a matrícula e colocar o aluno na sala de aula, ou participar do Atendimento Educacional Especializado é necessário que ambos os recursos sejam presentes e eficaz na vida escolar deste
aluno. Esta pesquisa configura-se na teoria e abordagem qualitativa através das seguintes técnicas: Observação direta, Entrevistas semiestruturadas e Análise documental.

ENSINO REGULAR E ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA  PERSPECTIVA DO TRABALHO COLABORATIVO. Aitan Almeida da Silva , Laudeci Almeida Santos.

Publicado

2021-09-27