PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS NA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA SILVANA MARGARIDA DE JESUS: AÇÃO, REFLEXÃO E INOVAÇÃO

Autores

  • Diviane Lima Oliveira Antunes Faculdade Capim Grosso

Palavras-chave:

Prática pedagógica inovadora, Processo de aprendizagem, Inovação, Ação e reflexão.

Resumo

O presente artigo busca retratar a ação das práticas pedagógicas desenvolvidas na Escola Municipal Professora Maria de Jesus, a fim de pensar uma ação reflexiva e inovadora numa escola pública. Desta maneira, a pesquisa foi realizada em turmas do 3º e 4º ano do Ensino Fundamental I, com a intenção de investigar na ação pedagógica realizada na escola se houve modificações, entre um antes e depois, após a realização das novas práxis pedagógicas que estão sendo utilizadas pelas professoras das respectivas turmas. Ademais, visualizar a interação com as professoras, na forma de investigação-ação, para: a) refletir sobre os procedimentos teóricometodológicos para desenvolvimento da prática reflexiva sobre o processo de inovação da pratica pedagógica; b) intervenção na construção de situações didáticas que possibilitassem a aprendizagem e desenvolvimento de ações reflexivas no processo de aprendizagem. Esse olhar foi permeado pelas concepções de FREIRE (1998), SOUZA (2000) e MORIN (2011). Dessa maneira, foi perceptível as mudançasdo comportamento de aprendizagem dos alunos mediantes
os novos estímulos oferecidos.

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS NA ESCOLA MUNICIPAL  PROFESSORA SILVANA MARGARIDA DE JESUS: AÇÃO, REFLEXÃO E INOVAÇÃO.  Diviane Lima Oliveira Antunes

Publicado

2021-09-27