MARKETING ESPORTIVO NO FUTEBOL: UM ESTUDO DAS PUBLICAÇÕES SOBRE MARKETING NO MEIO FUTEBOLÍSTICO BRASILEIRO

Autores

  • Ivo Pedro Gonzalez Junior FADBA
  • Matheus de Araújo Batista Faculdade Adventista da Bahia
  • Lucas Amorim Reis Andrade Faculdade Adventista da Bahia

Palavras-chave:

Futebol, Marketing esportivo, Produtos, Composto de Marketing

Resumo

Este artigo tem por objetivo caracterizar as pesquisas sobre marketing esportivo vinculadas ao futebol no Brasil, mostrando os vários tipos estratégicos praticados por clubes brasileiros, e a eficiência e eficácia dos mesmos. Pôde-se perceber que o marketing no esporte é um dos melhores investimentos que as grandes empresas, em parceria com um clube, podem fazer, pois cria-se uma ligação de confiança entre sua marca e seus consumidores. O marketing esportivo tem como diferencial atingir seu consumidor em seu momento de lazer e conseguir adentrarem todas as classes sociais. O presente trabalho mostra, por meio de levantamentos de pesquisas bibliográficas como Teixeira (2011), Souza (2017), Morgan 2008), as estratégias de marketing esportivo utilizadas pelas grandes organizações relacionadas aos quatro Pês do Marketing, que são: preço, praça, produto e promoção. As conclusões obtidas permitiram identificar a importância deste segmento do marketing na sociedade e, também, a explicitar a sua relevância no mercado em geral.

MARKETING ESPORTIVO NO FUTEBOL: UM ESTUDO DAS PUBLICAÇÕES SOBRE  MARKETING NO MEIO FUTEBOLÍSTICO BRASILEIRO. Lucas Amorim Reis Andrade , Matheus de Araújo Batista, Ivo Pedro Gonzalez Junior.

Publicado

2021-09-27