A IMPORTÂNCIA DAS TA COMO ELEMENTO DE INCLUSÃO EDUCACIONAL

Autores

  • Maria do Socorro Aguiar dos Santos Universidad del Salvador, Buenos Aires- Argentina
  • Normaliza Cristina Moura da Silva Universidad del Salvador, Buenos Aires- Argentina
  • Betânia Maria Moura da Silva dos Santos
  • Ana Paula Ferreira de Carvalho Universidade Federal de Rondônia

Palavras-chave:

Tecnologia Assistiva. Pessoas com Deficiência. Educação. Inclusão.

Resumo

Nos últimos tempos os avanços tecnológicos vêm provocando mudanças significativas, sendo que as pessoas com deficiência, essas mudanças se tornam ainda mais relevantes. Para essas pessoas, existem as chamadas Tecnologias Assistivas (TA) que vêm se tornado nos últimos tempos excelentes meios facilitadores no desempenho de tarefas cotidianas, permitindo ao deficiente ampliar suas atividades funcionais e consequentemente maiores autonomia e inclusão social. Nesse contexto, essas ferramentas auxiliam a integração dessas pessoas na escola, visando uma melhor aprendizagem. Este estudo mostra um trabalho de pesquisa voltado para inclusão escolar do aluno com deficiência, apresentando um breve relato sobre a história do deficiente no Brasil, a importância da inclusão com vista na construção da autonomia e traz uma discussão em torno das dificuldades das escolas municipais do ensino fundamental da sede, da cidade de senhor do Bonfim – BA, em efetivar de fato a inclusão. Portanto, foi feito uma pesquisa bibliográfica e de campo com ênfase no aspecto qualitativo. Os resultados apontaram que mesmo as escolas possuindo salas de recursos multifuncionais para alunos no horário oposto das aulas regulares, o portador de deficiência, ainda fica ocioso sem auxílio para realizar atividade, pois o professor possui limitação para trabalhar com o mesmo.

Biografia do Autor

Maria do Socorro Aguiar dos Santos, Universidad del Salvador, Buenos Aires- Argentina

Mestra em educação pela (USAL) Universidad del Salvador, Buenos Aires- Argentina. Professora do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães. E-mail: sos.aguiar@hotmail.Com

Normaliza Cristina Moura da Silva, Universidad del Salvador, Buenos Aires- Argentina

Doutora em Educação pela Universidad de  la Integración de las Américas- Paraguai. Professora do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães. E-mail: normillamoura@gmail.com

Betânia Maria Moura da Silva dos Santos

Mestra em Educação pela Universidade da Madeira-Portugal. E-mail:  betania.moura@hotmail.com

Ana Paula Ferreira de Carvalho, Universidade Federal de Rondônia

[Pós graduação: Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal de Rondônia. E-mail: anpcarvalho24@ gmail.com.

Publicado

2020-08-13