EMOAFETIVIDADE E COGNIÇÃO

Autores

  • MARIA DA CONCEIÇÃO ARAUJO CARNEIRO UNIFTC

Palavras-chave:

Emoção, Afetividade, Cognição, Educação

Resumo

Este trabalho se refere a uma pesquisa que busca analisar a relação entre emoção, afetividade e o processo de ensino e aprendizagem, sinalizando a relevância e o impacto da dimensão emocional no desenvolvimento cognitivo do educando. Este é um estudo teórico de cunho bibliográfico, que tem como suporte referencial leituras na área da psicologia, educação e neurociência, cujo objetivo é conduzir a uma reflexão acerca da importância da afetividade e das emoções no processo de ensino e aprendizagem a considerar que o aluno é um ser cheio de sentimentos que precisam se aflorar junto com a cognição. Os teóricos Moscovici, 2004, Goleman (2001), Gottman, 2001, Antunes (2000), José e coelho (2002), Cosenza e Guerra (2011) , Pinto (2004), Branden (2000), Arantes (2000), Wallon (1979),deixam entrever a indissociabilidade entre os aspectos cognitivos, emocionais e afetivos no processo de ensino-aprendizagem. Em virtude disso é que se defende a utilização de práticas pedagógicas baseadas na dimensão emocional porque o processo educacional é também um processo afetivo. 

CARNEIRO, Maria da Conceição Araújo. Emoafetividade e Cognição. In: Revista Imersão, pág 56-72, 2021.

Publicado

2021-04-12