PSICOLOGIA ESCOLAR E GESTÃO DE CONFLITOS NO ENSINO BÁSICO

Autores

  • Antonio José Tavares Lima Faculdade Anísio Teixeira

Palavras-chave:

Psicologia escolar, Convívio, Conflitos, Mediação

Resumo

O presente artigo analisa o papel da Psicologia Escolar na gestão dos conflitos em contexto de educação básica. Trata-se de uma reflexão teórica, construída a partir da literatura especializada na área. A escola é apresentada como um espaço de convívio, onde os jovens aprendem através das interações sociais. Os conflitos interpessoais são entendidos como fenômenos intrínsecos ao convívio humano, relacionados às diferenças entre as pessoas. Considera-se que administrar conflitos é um dos problemas centrais da educação no mundo contemporâneo. A Psicologia Escolar representa um campo de pesquisa e intervenções, voltado para ajudar a otimizar as práticas educativas. A mediação constitui uma estratégia dialógica de resolução dos conflitos, utilizada amplamente em escolas europeias e americanas. Conclui-se que o objetivo principal da Psicologia Escolar, em contexto de educação básica, é contribuir para administrar conflitos através do diálogo. A mediação é percebida como um método de intervenção fundamental para a realização desse objetivo.

TAVARES, Antônio José de Lima. Psicologia Escolar e Gestão de Conflitos na Educação Básica. In: Revista Imersão, pág 9-29, 2021.

Publicado

2021-04-12