TECNOLOGIA E ENSINO REMOTO: REINVENÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores

  • Ana Virgínia Azevedo Universidade Federal da
  • Sônia Maria Lima de Azevedo

Palavras-chave:

Aluno, Professor, Ensino remoto, Desafios, Pandemia

Resumo

Este artigo discute sobre os desafios do ensino remoto em tempos de pandemia. Sabe-se que essa realidade de ensino remoto é algo “novo”, por isso, ainda existem muitas lacunas e falhas por parte dos pais, da escola e do sistema educacional em si. É pertinente ressaltar que a população não estava preparada para viver em isolamento social, e muito menos as escolas para a prática do ensino remoto. Dessa forma, as novas propostas metodológicas buscam nesse momento, amenizar os prejuízos que a ausência das aulas presenciais pode trazer aos estudantes da educação básica. Assim, este estudo tem como objetivo compreender os desafios do ensino remoto enfrentados pelos professores durante o isolamento social. Esta pesquisa configura-se como bibliográfica por ser realizada a partir do levantamento de referências teóricas já analisadas, e publicadas por meios escritos e eletrônicos, como livros e artigos científicos.

Biografia do Autor

Sônia Maria Lima de Azevedo

Doutora em Educação Universidade da Madeira – UMA - PT, Licenciada em Letras-UNEB, Mestre em
Educação- ULHT- PT, Doutora em Educação – UMA - PT. Professora da Faculdade de Ciências Educacionais
Capim Grosso. Graduação Letras com Inglês UNEB; Especialista em Linguística L. Portuguesa – UEFS;
Especialista em Políticas Educativas - Universidade Lusófona de Lisboa PT; Especialista em Métodos e Técnicas de Ensino - Universidade Universo; Especialista em Língua Portuguesa-Universidade Cândido Mendes; Especialista em Neuropsicologia e Motricidade - Universidade Cândido Mendes; Mestre em Ciências da Educação Universidade Lusófona de Lisboa - ULHT-PT. E-mail: smlda@hotmail.com . Orcid:
https://orcid.org/0000-0002-6103-1711

OLIVEIRA, Ana Virgínia de Azevedo. AZEVEDO, Sônia Maria Lima de. TECNOLOGIA E ENSINO REMOTO: REINVENÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA  EM TEMPOS DE PANDEMIA. In: Revista Imersão, pág 44 a 55, 2021.

Publicado

2021-04-12