CONSTRUCIONISMO E INOVAÇÃO PEDAGÓGICA

Autores

  • Betânia Maria Moura da Silva dos Santos Mestra em Educação pela Universidade da Madeira-Portugal
  • Maria do Socorro Aguiar dos Santos Universidad del Salvador, Buenos Aires- Argentina
  • Normilza Cristina Moura da Silva Faculdade de Ciências Educacionais de capim Grosso

Palavras-chave:

Construtivismo, Construcionismo, Inovação Pedagógica

Resumo

A preocupação desse artigo é enfocar, analisar e salientar o conceito de construcionismo e inovação pedagógica, ou melhor, compreender quais correntes teóricas influenciaram para a construção desses pensamentos e, como o uso das tecnologias, em particular o computador, fazendo uso do Logo, como essa tecnologia influencia na formação dos alunos tornando-os autônomo e como estes constroem o seu conhecimento usando essa ferramenta. O tema em debate tem como pressupostos teóricos os estudos de, Jean Piaget, Seymour Papert, Carlos Fino, Paulo Freire, e outros. Sendo assim, esse texto propõe analisar como e em que aspecto acontece à inovação pedagógica, levando em conta a corrente construcionista de Papert.

Biografia do Autor

Betânia Maria Moura da Silva dos Santos, Mestra em Educação pela Universidade da Madeira-Portugal

Mestra em Educação pela Universidade da Madeira-Portugal. e-mail:  betania.moura@hotmail.com

Maria do Socorro Aguiar dos Santos, Universidad del Salvador, Buenos Aires- Argentina

Mestra em educação pela (USAL) Universidad del Salvador, Buenos Aires- Argentina. Professora do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães. Email: sos.aguiar@hotmail.com.

Publicado

2020-08-13