Qualificar profissionais de nível superior para atuarem no campo da Educação Especial e Inclusiva, em qualquer sistema de ensino, ampliando a compreensão das necessidades educacionais especiais e o processo de aprendizagem dos portadores dessas necessidades, oferecendo subsídios técnicos e práticos para a práxis pedagógica desses profissionais.
Profissionais de nível superior, docentes das redes pública e privada de ensino. Profissionais de educação e áreas afins.
Ética Profissional
Fundamentos da Educação Especial e Inclusiva
Desenvolvimento neuropsicomotor e aprendizagem
Desenvolvimento psico-cognitivo e linguagem
Política Públicas em Educação Especial
A família do portador de necessidades especiais
Educação de pessoas com necessidades especiais (DA e DV)
Educação de pessoas com necessidades especiais (DM e SD)
Novas linguagens e tecnologias na educação especial
Projeto Político-pedagógico e Atenção à Diversidade
Metodologia da pesquisa em Educação Especial/Inclusiva
A formação do professor de Educação Especial e Inclusiva
Seminários de orientação
Qualificar profissionais de nível superior para atuarem no campo da Psicopedagogia, ampliando a compreensão do processo de aprendizagem humana a partir de uma visão inter e transdisciplinar, com a finalidade de trabalharem com o enfoque curativo ou preventivo, além de desenvolverem ações voltadas para a pesquisa científica.
Profissionais da área de educação.
Seminário Temáticos e Ética profissional
Introdução a Psicopedagogia
Desenvolvimento Neuropsicológico e motor
Desenvolvimento Psico-Cognitivo e Linguagem
Teorias do Conhecimento e da Aprendizagem
Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem
Metodologia da Pesquisa em Psicopedagogia
Dificuldades de aprendizagem (Das)
Dinâmica das Relações Familiares e Aprendizagem
Diagnóstico e Intervenção Psicopedagogia na Instituição
Estágio
Qualificar profissionais de nível superior para atuarem no campo da Psicopedagogia, ampliando a compreensão do processo de aprendizagem humana a partir de uma visão inter e transdisciplinar, com a finalidade de trabalharem com o enfoque curativo ou preventivo, além de desenvolverem ações voltadas para a pesquisa científica.
Docentes das redes pública e privada de ensino. Profissionais de educação e áreas afins.
Introdução à Psicopedagogia
Teorias do Conhecimento e da Aprendizagem
Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem
Fundamentos da Educação Inclusiva
Fundamentos Sociais e Políticos da Surdez e Libras
Metodologia da Pesquisa em Psicopedagogia
Desenvolvimento Neuropsicológico e motor
Desenvolvimento Psico-Cognitivo e Linguagem
Dinâmica das Relações Familiares e Aprendizagem
Dificuldades de aprendizagem (Das)
Ética na Psicopedagogia
Diagnóstico e Intervenção Psicopedagógica na Instituição
Estágio Institucional
Diagnóstico e Intervenção Psicopedagógica na Clínica
Estágio Clínico
Seminários Integrados
Metodologia do Ensino Superior
Qualificar os profissionais de ensino de jovens e adultos no sentido de instrumentalizá-los com a aquisição de competências básicas ao desempenho da função de professor, embasados numa fundamentação teórico/prática/reflexiva, que lhes assegure o exercício competente do processo de aprendizagem para atuar frente às questões e desafios da educação e dos obstáculos que a esta se interpõem.
Preparar os professores para o trabalho de educação de jovens e adultos numa perspectiva sócio interacionista, vivenciando situações concretas de construção do conhecimento, caracterizando a ação didática pela autonomia, pela atividade, pela diversificação, pelo trabalho coletivo, responsável e solidário.
Analisar o significado do insucesso escolar, suas causas e conseqüências para o aluno, para a escola e para a sociedade.
Apontar algumas direções para a transformação das práticas educacionais em sua escola com base no que for discutido no curso.
Profissionais da área de educação com interesse na Educação de Jovens e Adultos.
Ética Profissional
Políticas de Educação de Jovens e Adultos no Brasil: O novo cenário da educação
Cidadania e Empregabilidade
Juventudes e EJA
Linguagem e Comunicação
Alfabetização e Letramento
Matemática da Vida
Metodologia da Pesquisa
Didática da Educação de Jovens e Adultos
Metodologia do Ensino da Geografia
Metodologia do Ensino da História
Metodologia do Ensino da Matemática
Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa
Metodologia do Ensino da Ciência
Seminários de Orientação (Trabalho de Conclusão de Curso)
Discutir as práticas sociais da leitura e escrita na educação de crianças, jovens e adultos;
Compreender a natureza científica da alfabetização e letramento, na aquisição da leitura e da escrita;
Identificar e valorizar o letramento como ponto de partida para o trabalho de aquisição da leitura e da escrita.
Docentes das redes pública e privada de ensino que atuem ou pretendam atuar na área de Alfabetização e Letramento.
Ética Profissional
Letramento e Alfabetização
Teorias do conhecimento e da aprendizagem
Desenvolvimento psico-cognitivo e a aquisição da linguagem
Metodologia da Pesquisa
Linguagem Oral e Escrita (Alfabetização Infantil)
Letramento e Alfabetização (Educação de Jovens e Adultos)
Alfabetização Matemática
Dificuldades de aprendizagem no processo de alfabetização
Interdisciplinaridade, Planejamento e Avaliação
Seminários de Orientação
Capacitar profissionais da educação para atuarem no ensino da educação infantil, com acesso aos conceitos epistemológicos da área e aos processos metodológicos de ensino para crianças de 0 a 6 anos.
Docentes das redes pública e privada de ensino que atuem ou pretendam atuar na Educação Infantil.
Ética Profissional
Fundamentos da Educação Infantil
Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem
Gestão e Organização de ambientes para o desenvolvimento de crianças de 0 a 6 anos
O Lúdico na Educação Infantil
Metodologia da Pesquisa em Educação
Fundamentos da Educação Especial e Inclusiva na Educação Infantil
Currículo, Planejamento e Propostas Pedagógicas para a Educação Infantil
Conhecimento Lógico-Matemático
O Tempo e Espaço Geográfico
Desenvolvimento da Linguagem Oral e Escrita
Psicomotricidade
Seminários de Orientação
Capacitar profissionais de diversas áreas para administrar questões generalistas e específicas na área de Gestão de Pessoas, afim de atuarem em: empresas públicas e privadas, assessoria e consultorias, em consonância com os princípios técnicos, legais e éticos.
Profissionais de diversas áreas
Ética Profissional
Teoria das Organizações e Administração
Modelos Contemporâneos de Organização
Metodologia do Trabalho Científico e da Pesquisa
Ética, Cultura, Poder e Mudança Organizacional
Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional
Gestão estratégica, Liderança e criatividade
Recrutamento, Seleção, Treinamento, plano de cargos e salários
Negociação e Gestão de Conflitos
Qualidade de vida no Trabalho e Gestão do Stress
Gestão por Competência, de Talentos e do conhecimento
Projetos, Planejamento e Consultoria em RH
Seminários de Orientação
Qualificar profissionais de nível superior para atuarem no campo da gestão e educação ambiental.
Profissionais com formação de nível superior que atuam ou pretendem atuar na área de Gestão e Coordenação.
Ética Profissional
Ecologia (Ciência do Ambiente)
Metodologia do Trabalho Científico
Direito e Política Ambiental
Educação Ambiental I
Gestão Ambiental e Normatização
Impactos ambientais e Avaliação
Planejamento e Conservação Ambiental
Educação Ambiental II
Química Sanitária Ambiental e Resíduos Sólidos Urbanos
Recursos Hídricos e Resíduos Líquidos Urbanos
Recuperação de Áreas Degradadas
Economia e Meio Ambiente
Seminários Integrados
Capacitar profissionais da área de Letras para atuarem como professores de lingüística e literatura nos diversos níveis do ensino formal, assim como produtores de trabalhos independentes, e profissionais das áreas de Pedagogia e Normal Superior para atuarem no ensino fundamental.
Docentes das redes pública e privada de ensino.
Ética Profissional
Fundamentos da Semiótica
Morfossintaxe
Gêneros literários e teoria da interpretação
Literatura Brasileira
Linguística textual
Cultura e Etnia na Literatura brasileira
Análise do Discurso
Literatura comparada
Oficina de produção de textos
Metodologia da pesquisa em letras e projeto de ensino
Seminários de Orientação
Assegurar que os professores que atuam na Educação Básica obtenham conhecimentos sólidos e atualizados no que se referem ao currículo multicultural numa perspectiva da multireferencialidade, da diversidade étnico-racial e da afirmação da cultura negra.
Docentes das redes pública e privada de ensino.
História e cultura da África
Formação do professor: currículo e diversidade cultural
Educação e Relações étnico-raciais
Políticas educacionais e Promoção da igualdade racial
História e cultura afro-brasileira
Metodologia da pesquisa
Literatura africana e afro-brasileira
Metodologia do ensino da história e cultura afro-brasileira e africana na educação básica
História dos movimentos sociais negros no Brasil
Seminários integrados (TCC)
Capacitar profissionais de nível superior para o uso adequado das novas tecnologias frente aos desafios da atualidade e ainda para a implantação de um ambiente de ensino-aprendizagem interdisciplinar mais rico e motivador.
Docentes das redes pública e privada de ensino.
Novas Tecnologias Aplicadas à Metodologia do Trabalho Científico
Metodologias e Técnicas no uso das Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação
Legislação do Ensino Superior e EAD
História da Educação Brasileira
Didática e Metodologia do Ensino Superior
Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Ambiental
Fundamentos do Ensino à Distância
Seminários Integrados
Tutoria On-Line
Relações Interpessoais na Educação e as TIC’s
Organização do Trabalho Pedagógico
Seminário de Apresentação dos TCC’s
Qualificar os profissionais da área educacional no sentido de instrumentalizá-los com a aquisição de competências básicas para o desempenho da função de gestor, embasados em sólida fundamentação teórica e prática que lhes assegure uma atuação competente no enfrentamento das questões e desafios da educação no cenário atual.
Profissionais de educação e áreas afins.
Seminários Temáticos
Gestão Educacional no Novo Cenário Mundial: A Relação Local-Global
Estado e Políticas Educacionais
Metodologia da Pesquisa
Ética e Gestão
Economia e Finanças da Educação
Legislação do Ensino
Informação e Novas Tecnologias na Gestão da Educação
Gestão da Escola: A Regulação Para o Setor
Gestão da Escola: Programas e Projetos
Metodologia do Ensino Superior
Planejamento e Avaliação em Gestão
Psicologia Organizacional
Relações Interpessoais e Gestão de RH
Seminários de Orientação
Qualificar os profissionais de educação no campo da metodologia do ensino superior a partir da construção de sólida base teórica sustentada no debate científico mais recente da área e fundamentada na relação entre teoria e prática, assegurando-lhes o exercício de intervenção competente para atuar frente às questões e desafios da educação e dos obstáculos que a esta se interpõem.
Profissionais de nível superior que desejam ministrar aulas no ensino superior.
Seminário Temático e Ética Profissional
Psicologia educacional
Qualidade em educação
Metodologia da pesquisa
Metodologia da pesquisa educacional
Organização do ensino superior
Problemas atuais em educação
Novas tecnologias na educação
Economia e políticas públicas na educação
Planejamento e avaliação
Metodologia do ensino superior
Intervenção na práxis pedagógica
Relações interpessoais e culturas organizacionais
Seminários de orientação