PERFIL DO EGRESSO

O Curso de Graduação em Pedagogia a distância possibilita ao egresso, condições para atuar em diversos contextos educacionais como: a docência, incluindo o planejamento, a execução e a avaliação, a reflexão e a pesquisa sobre a prática educativa; a aplicação ao campo educacional dos resultados dos conhecimentos provenientes dos teóricos das diversas ciências ligadas à área da educação; a prática da gestão democrática de processos educativos tanto em espaços escolares quanto em espaços não-escolares.

Para a formalização dos saberes necessários à execução de tais tarefas, o curso de Pedagogia a distância da FCG possibilita ao estudante múltiplos olhares sobre as ciências, as culturas, as artes, a escola e a vida cotidiana. Nesse sentido, o projeto busca atender aos parâmetros constitucionais e legais, fundamentando-se em princípios de interdisciplinaridade, contextualização, democratização, pertinência e relevância social, ética e sensibilidade afetiva e estética, à diversidade social, étnico-racial e regional da microrregião onde está inserido o município de Capim Grosso, à organização federativa do Estado brasileiro, à pluralidade de idéias e de concepções teóricas e metodológicas próprias da Pedagogia, às características particulares da FACULDADE DE CIÊNCIAS EDUCACIONAIS CAPIM GROSSO, às competências dos seus docentes, previstas nos Arts. 12 e 13 da Lei nº 9.394/96 e ao princípio da gestão democrática e da autonomia.

OBJETIVOS DO CURSO

Os objetivos do curso de Licenciatura em Pedagogia a distância da FCG, indicado neste projeto pedagógico, foram estruturados segundo a necessidade de se articular, construir e reconstruir conhecimentos do graduando diante da prática profissional, tendo como foco a Educação, proporcionando a vivência de uma práxis profissional e, consequentemente, a construção do perfil proposto.

Foram elaborados os Objetivos Gerais do curso e, consequentemente, estruturados os Objetivos Específicos, no qual através da articulação teoria-prática e interdisciplinaridade proposta no currículo, deverão ser aplicados na sua essência.

O curso de Licenciatura em Pedagogia a distância da FCG orientará sua dinâmica de trabalho acadêmico na implementação de processos democráticos, investindo em ações inovadoras para obter resultados concretos no desenvolvimento acadêmico, adequados ao perfil do curso.

O processo de formação e aprimoramento acadêmico do curso é norteado pelo objetivo de licenciar professores com formação pedagógica de excelência para atuação na Educação Básica, afinados com as novas necessidades da educação em um mundo globalizado e capazes de promover a interação entre a teoria e a prática necessária para uma atuação transformadora da sociedade. Desse modo, o curso está voltado para o compromisso de formar e capacitar professores para analisar, avaliar, atuar e intervir, de forma consciente, em outros setores da sociedade e no desenvolvimento de pesquisa básica e aplicada.

POLÍTICA DE ACOMPANHAMENTO DOS EGRESSOS

A Faculdade Capim Grosso utiliza-se de mecanismos de acompanhamentos de seus egressos já previstos na Avaliação Institucional. Este acompanhamento se dá periodicamente por meio de correspondências, contatos pessoais e via eletrônica, convites para a participação nos eventos especiais, o que resulta em relatórios sobre o desenvolvimento do egresso no mercado de trabalho.

POLÍTICA DE ATENDIMENTO AO ALUNO

A Instituição mantém uma política de apoio aos discentes em que conta com uma equipe multifuncional, constituída por uma psicopedagoga, um ouvidor, os próprios docentes, a direção e em especial os coordenadores dos cursos. Todos atuam como aconselhadores que acolhem as discentes mediantes iniciativas por procura de atendimento individual. O atendimento individualizado ou coletivo se realiza com agendamento antecipado ou por força de alguma circunstância em situação emergencial, sendo que o suporte Psicopedagógico disponibiliza atendimento semanal e a Ouvidoria disponibiliza três momentos semanais para atendimento do discente. No caso da ouvidoria, existe ainda o oferecimento da Caixa de Sugestões e a disponibilização de e-mail próprio do ouvidor.

SOBRE O CURSO

Manhã, Tarde e Noite

Turnos

3.288 horas

Carga Horária do Curso

Licenciatura

Titulação

Normilza Cristina Moura

Coordenador

MATRIZ CURRICULAR

1º SEMESTRE C.H.
Metodologia da Pesquisa Cientifica 72
Leitura e Produção de Textos 72
Introdução a Filosofia 36
Socioantropologia 36
Sociologia da Educação 36
Introdução a Psicologia 36
História da Educação 75
Introdução a EaD 36
Total C.H. 399
2º SEMESTRE C.H.
Filosofia da Educação 36
Antropologia da Educação 36
Fundamentos Epistemológico da Pedagogia 36
Didática 75
Legislação e Organização da Educação no Brasil 75
Direitos Humanos Gênero e Diversidade 36
Planejamento e Avaliação da Aprendizagem 75
Total C.H. 369
3º SEMESTRE C.H.
Psicologia da Educação 75
Currículos e Programas 75
Gestão Socioambiental 60
Letramento e Alfabetização 75
Pesquisa e Prática Pedagógica I 59
Educação, Corpo e Movimento 52
Total C.H. 396
4º SEMESTRE C.H.
Conteúdo e Metodologia do Ensino da Geografia 75
Pedagogia Organizacional 75
Conteúdo e Metodologia do Ensino da Matemática 75
Educação de Jovens e Adultos 75
Pesquisa e Prática Pedagógica II – (Estágio EJA) 75
Total C.H. 375
5º SEMESTRE C.H.
Conteúdo e Metodologia do Ensino das Ciências Naturais 75
Conteúdo e Metodologia do Ensino da História 75
Libras – Língua Brasileiras de Sinais 75
Educação Especial e Inclusiva 75
Pesquisa e Prática Pedagógica III - (Estágio Educ. Especial) 75
Total C.H. 375
6º SEMESTRE C.H.
Educação e Novas Tecnologias 77
Literatura Infanto Juvenil 36
Fundamentos da Educação Infantil 36
Fundamentos e Metodologias da Leitura e Escrita na Educação Infantil 77
Fundamentos e Metodologias da Matemática na Educação Infantil 36
Fundamentos e Metodologias das Ciências Naturais e Sociais na Educação Infantil 36
Pesquisa e Prática Pedagógica IV - (Estágio Séries Iniciais) 90
Total C.H. 388
7º SEMESTRE C.H.
Educação e Ludicidade 36
Conteúdo e Metodologia do Ensino da Língua portuguesa 36
Educação Popular e Movimentos Sociais 36
Educação do Campo 75
Política e Financiamento da Educação Básica 36
Trabalho de Conclusão do Curso I 77
Pesquisa e Prática Pedagógica V - (Estágio Educação Infantil) 100
Total C.H. 396
8º SEMESTRE C.H.
Arte e Educação 75
Educação Étnico-Racial 36
Gestão do Espaços Educativos 75
Métodos Quantitativos Aplicados a Educação 36
Trabalho de Conclusão de Curso II 78
Pesquisa e Prática VI – (Estágio de Gestão – Espaços formais e/ou não formais) 90
Total C.H. 390
MODALIDADE DE ATIVIDADE C. H. TOTAL
FORMATIVA 2258
ESTÁGIO 430 (5 estágios)
ATIVIDADE PRÁTICA 400
ATIVIDADE TEÓRICO-PRÁTICO DE APROFUNDAMENTO EM ÁREAS ESPECÍFICAS DE INTERESSE DO ALUNO 200 (ACC)
CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO 3288